A Agência Europeia do Medicamentos (EMA), a Agência Japonesa de Produtos Farmacêuticos e de Dispositivos Médicos (PMDA) e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) acordaram em alinhar os seus requisitos de dados para certos aspectos do desenvolvimento clínico de novos antibióticos com a finalidade de estimular o desenvolvimento de novos tratamentos para combater a resistência antimicrobiana e proteger a saúde pública mundial.
Representantes das três agências reguladoras reuniram-se em Viena nos dias 26 e 27 de Abril de 2017 e discutiram recomendações para o desenho de ensaios clínicos que provem novos tratamentos para certos tipos de infecções bacterianas, incluindo infecções provocadas por organismos resistentes a múltiplos fármacos. Identificaram-se uma série de áreas onde os requisitos de dados para as três regiões poderiam ser racionalizados.
Estimular e facilitar o desenvolvimento de novos antibióticos, em particular os dirigidos a agentes patogénicos multirresistentes, é um dos três pilares do enfoque da EMA e das prioridades da Comissão Europeia na luta contra a resistência aos antimicrobianos. O uso responsável dos antibióticos existentes em humanos e animais para limitar o desenvolvimento da resistência e preservar a eficácia dos medicamentos para as gerações futuras e a compilação de dados robustos sobre o consumo de antibióticos, em particular nos animais, para informar sobre as políticas antimicrobianas são os outros dois pilares.
Segunda-Feira, 12 de Junho de 2017/ EMA/ União Europeia.
http://www.ema.europa.eu