Os países Europeus abordarão em conjunto a resistência aos antibióticos nos sectores da saúde humana e veterinária. Este é o resultado da conferência ministerial Europeia sobre a resistência aos antibióticos, realizada em Amsterdão no passado dia 10 de Fevereiro.
Pela primeira vez na história da União Europeia, a Holanda reuniu os Ministros da Saúde e da Agricultura para discutir a ameaça da resistência aos antibióticos. Este chamado enfoque "One Health" sublinha que a cooperação entre os sectores é crucial. Também participaram na conferência Margaret Chan, Directora-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Vitenis Andriukaitis, Comissário Europeu de Sanidade e Segurança Alimentar e Maria Helena Semedo, Directora-Geral da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO), bem como representantes da Suiça e da Noruega.
Martijn van Dam, Ministro da Agricultura da Holanda, fez o pedido para que haja uma redução drástica na utilização, nos animais, dos antibióticos críticos para a saúde humana. Também referiu a importância de uma luta conjunta.
Esta conferência é um prelúdio das reuniões informais e formais dos Conselhos de Sanidade e de Agricultura que se realizarão em separado na Primavera.
Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2016/ The Netherlands EU Presidency 2016/ União Europeia.
http://english.eu2016.nl/