A Comissão da União Europeia publicou o pedido de alteração de nome da Denominação de Origem Protegida (DOP) Jamón de Huelva por DOP Jabugo no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE). O Conselho Regulador da Denominação de Origem Protegida (DOP) Jamón de Huelva e o Ayuntamiento de Jabugo destacaram que se trata de um "dia histórico para o sector do porco ibérico, para o Município de Jabugo e para toda a comarca" afirmando que esta notícia chega "após muitos anos de trabalho por parte de todos e pela superação de grandes dificultades".
Após esta publicação, com a posição da Comissão, Jabugo cumpre a legislação comunitária para ser uma DOP. A partir deste momento, abre-se um período de três meses em que, caso exista alguma entidade com interesse legítimo, seja de um Estado Membro seja de um País Terceiro, poderá apresentar uma notificação de oposição à Comissão. Decorrido este prazo, a Comissão executará o registo do nome e a DOP passará a ser Jabugo.
Este projecto de mudança de nome contou com o impulso do próprio Conselho Regulador e do Ayuntamiento de Jabugo e com o apoio de todos os Ayuntamientos da Seerra, da Diputación, da Junta da Andaluzia e do Ministério da Agricultura, Pescas, Alimentação e Meio Ambiente; bem como do sector pecuário e do sector transformador e de inúmeras entidades e instituições públicas e privadas.
Actualmente, os secadores inscritos localizam-se em Jabugo e em Aracena, Aroche, Corteconcepción, Cortegana, Cumbres Mayores e Santa Olalla del Cala.
O plano estratégico da DOP inclui três objectivos: um primeiro objectivo já conseguido, uma nova sede num edifício emblemático em Jabugo; um segundo a caminho, o registo da DOP Jabugo; e, um terceiro, haver apenas uma única e máxima designação de qualidade.
Sexta-Feira, 11 de Novembre de 2016/ Jamón de Huelva.
http://www.jamondehuelva.es/