No último Conselho de Agricultura e Pescas, realizado no dia 3 de Abril no Luxemburgo, a Comissão Europeia informou os Ministros sobre os últimos acontecimentos na investigação sobre o caso da carne fraudulenta que ocorreu recentemente no Brasil, relacionados com irregularidades na concessão de licenças e nas inspecções sanitárias dos matadouros.
Em particular, a Comissão comunicou aos Ministros as medidas já adoptadas pelos Estados Membros e pela própria Comissão para proteger os consumidores europeus, entre elas, a suspensão imediata da certificação das exportações para a UE dos estabelecimentos implicados na investigação e um elevado nível de inspecção nas importações de produtos brasileiros nos postos de inspecção fronteriços. Também se informou sobre a recente reunião entre o Comissário Andriukaitis e o Ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, que ocorreu no Brasil no passado dia 28 de Março.
A Comissão também explicou que reforçará as inspecções com auditorias on Brasil o quanto antes, o mais tardar a meados de Maio. Finalmente, o Conselho continuará a supervisionar a situação com vista a avaliar, numa fase posterior com a Comissão, a necessidade de adoptar novas medidas.
Quinta-Feira, 30 de Março e Segunda-Feira, 3 de Abril de 2017/ Conselho Europeu/ União Europeia.
http://www.consilium.europa.eu