A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou um acordo de comércio preferencial entre os países da Mercosul e a União Aduaneira da África do Sul. Este acordo implica o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai, a África do Sul, a Namíbia, o Botswana e o Lesoto.
O tratado permite uma descida nas taxas aduaneiras na importação de carne de porco e sub-produtos de bovino para os países de ambos os blocos.
O acordo, publicado no Boletim Oficial, estava a ser negociado desde 2008 e prevê a criação de uma área de livre comércio entre estes países.
O director do Departamento de Acesso ao Mercado e Competitividade do Ministério de Agricultura do Brasil, João Rossi, declarou que é essencial ampliar as negociações para incluir outros produtos como lacticíneos, aves de capoeira, frutas e alimentos processados. Segundo Rossi, "O Brasil tem apenas 4,4% da cota das importações totais procedentes da África do Sul, que em 2014 comportaram 6,7 mil milhões de dólares".
Além diso, o acordo deve incluir temas como o investimento, a contratação pública e as medidas sanitárias e fitossanitárias, que contribuem para a expansão do comércio mundial e desenvolvimento social e económico destes países.
Segunda-feira, 4 de Abril de 2016/ Ministério da Agricultura/ Brasil.
http://europa.eu/