Foram feitas recentemente modificações técnicas no acordo entre a UE e a Nova Zelândia sobre as medidas sanitárias no comércio de animais vivos e de produtos de origem animal que impulsionarão as relações comerciais existentes. Este acordo actualizado, que esteve em vigor desde 1996, é o acordo bilateral internacional mais avançado no campo da saúde e bem-estar animal e dos sistemas de segurança alimentar.
Entre os novos aspectos que conduzirão a novas oportunidades comerciais e que reduzirão os custos para os exportadores encontra-se o da reactivação das exportações de carne fresca de porco para a Nova Zelândia assim como a redução das taxas de inspecção física dos produtos, a simplificação das certificações e o desenvolvimento da certificação electrónica em 2016 e condições comerciais que permitam o comércio de determinados produtos, submetidos aos tratamentos acordados, em casos de surtos de doenças.
Com um valor de 427 milhões € em 2014, as exportações agrícolas da UE para a Nova Zelândia aumentaram significativamente com um crescimento médio anual de 20% nos últimos cinco anos. Vários produtos básicos também tiveram um grande crescimento nos últimos anos, incluídos os produtos suínos e o queijo.
Terça-feira, 10 de Novembro de 2015/ DG Health and Food Safety/ União Europeia.
http://ec.europa.eu