Brasil: preços da soja voltam aos níveis de Março/24
A pressão veio do avanço da colheita de 2024/25 no Brasil, das reduções das retenções sobre o complexo soja na Argentina e da desvalorização cambial.
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista
A pressão veio do avanço da colheita de 2024/25 no Brasil, das reduções das retenções sobre o complexo soja na Argentina e da desvalorização cambial.
Após uma apresentação pela Comissão, os Ministros da Agricultura trocaram pontos de vista sobre duas propostas legislativas recentemente publicadas, destinadas a reforçar a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento agroalimentar e a responder a alguns dos desafios mais prementes que o sector agrícola enfrenta.
O Conselho debateu os últimos desenvolvimentos no comércio agroalimentar, com especial destaque para o impacto nos agricultores da UE e para os obstáculos não pautais ao comércio com países fora da UE.
Apesar da conjuntura em 2024 e do aumento das importações, a produção nacional de carne de porco registou um crescimento significativo, que poderá ser explicado, em parte, pela robustez do consumo interno, bem como pela recuperação gradual das exportações. Estes resultados reflectem a resiliência e o dinamismo do sector suinícola, marcando um final de ano muito positivo e perspectivas promissoras para o futuro.
Até 2020, 40% de todas as explorações agrícolas da UE dispõem de instalações de armazenamento de efluentes
As políticas de simplificação administrativa, a abertura de novos mercados e a melhoria da oferta de produção foram algumas das medidas que impulsionaram este aumento e consolidaram o país como um actor fundamental no comércio alimentar mundial.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 159763 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?A China reduz as importações de carne de porco em 2024 e a produção mantém-se elevada.
O bom desempenho acompanha o clima favorável registado durante o desenvolvimento das culturas da primeira safra.
A Peste Suína Africana continua a ser um desafio para a Europa após uma década de surtos em porcos domésticos e javalis.
O Plano One Health visa proteger as pessoas, os animais e o ambiente das ameaças partilhadas à saúde.
Desde o início de 2024, as exportações de carne de porco russa para a China totalizaram cerca de 40 mil toneladas, valendo mais de 100 milhões de dólares.
O Brasil é livre de Peste Suína Africana desde 1988 e mantém reconhecimento internacional, como livre da doença, emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Em geral, as condições actuais afastam a possibilidade de uma campanha de alto rendimento para o milho e para a soja, o que exigiria chuvas significativas para inverter a tendência negativa.
O Ministro da Agricultura, Luís Planas, apresentou ao Conselho de Ministros a Estratégia Alimentar Nacional como um quadro geral de políticas públicas destinadas a alcançar um sistema agro-alimentar e pesqueiro mais sustentável e competitivo.
O comércio agro-alimentar da UE atingiu níveis record, com exportações que totalizam 21,7 mil milhões de euros e importações de 16,2 mil milhões de euros.
A China procura implementar acções para economizar o uso de grãos na produção animal de forma a melhorar a sua eficiência e a redução do consumo de grãos.
Das 1,3 milhões de toneladas métricas de carne importadas pelas Filipinas, a carne de porco foi a que apresentou o maior volume de importação, com 672000 toneladas.
Os Países Baixos não registaram casos de Febre Aftosa após testes exaustivos, pelo que as restrições nas explorações de engorda de vitelos estão a ser atenuadas.
Em comparação com o relatório de Dezembro, houve um corte importante na produção e nos stocks finais dos EUA, enquanto, para a China, se estimava uma maior colheita e menores importações. No que diz respeito à soja, projecta-se uma diminuição na compra e stocks finais a nível global, derivadas de uma menor previsão para a produção nos Estados Unidos.
O APHIS está a pedir comentários públicos sobre uma proposta para estabelecer um programa voluntário para a melhoria da biossegurança, da rastreabilidade e da vigilância de doenças dos suínos.
A produção de carne de suíno da China diminuiu 1,5% em 2024.
Em 2025, o crescimento da produção mundial de proteínas animais será ligeiramente superior, impulsionado pelos produtos do mar e pelas aves de capoeira.
Os Ministros sublinharam a importância da bioeconomia circular para uma produção agroalimentar mais eficiente, competitiva e sustentável.
Os fabricantes de alimentos para animais estão preocupados com o direito anti-dumping provisório sobre as importações de lisina originária da China.