De acordo com um relatório do USDA, a Peste Suína Africana (PSA) foi detectada, pela primeira vez, no Vietname em Fevereiro de 2019 e espalhou-se se a todas as 63 Províncias Vietnamitas. A PSA no Vietname provocou a morte e o abate de cerca de 5,9 milhões de suínos ou, o que é o mesmo, de cerca de 22% da população total de suínos, o que elevou os preços a níveis record.
Situação actual
A PSA reapareceu nalgumas Províncias onde a epidemia se tinha dado por finalizada. Segundo as estatísticas oficiais publicadas pelo Ministério da Agricultura do Vietname (MARD), em meados de Outubro, foi confirmado o reaparecimento de focos em 573 comunas. Recentemente, o MARD informou que 60% das comunas passaram 30 dias sem a descoberta de novos casos ou reaparecimentos. E em 14 Províncias, mais de 85% das comunas passaram 30 dias sem a presença de casos de PSA.
Preços
Os preços dos porcos vivos aumentaram 35-40% desde Setembro de 2019. Os preços actuais, dos porcos, atingiram o máximo histórico.
Comércio
Com o mercado interno afectado pela PSA, os meios locais informaram que o Vietname importou carne de porco do Brasil, dos Estados Unidos e da Polónia, a preços mais baixos do que o preço nacional. Apesar dos relatórioa dos meios e dos recentes apelos da GVN para aumentar as importações de carne de porco, nos primeiros nove meses de 2019, as importações de carne de porco diminuíram ligeiramente em comparação a 2018.
Veja os dados completos aqui.
Sexta-Feira, 6 de Dezembro de 2019 /USDA/Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov/