Segundo o INSEE, a França era o principal produtor agrícola da União Europeia, tanto para produtos vegetais quanto para produtos animais.
Desde o início dos anos 2000, a concorrência aumentou, especialmente com a entrada de novos membros na União e os antigos Estados-Membros tendem a especializar-se cada vez mais nas suas produções.
Na produção agrícola, a França está a fortalecer a sua posição nos cereais, mas continua a perder terreno em algumas produções emblemáticas como o vinho e as plantas industriais. A erosão é ainda mais marcada nas produções animais. A França continua a ser o principal produtor europeu de gado e aves, mas agora é seguida pela Alemanha, Reino Unido, Polónia ou Espanha, dependendo dos produtos.
A agricultura francesa ocupa o primeiro lugar tanto para produtos vegetais como animais (respectivamente 20% e 16% das produções europeias). Em 2015, a França era o principal produtor de cereais, plantas forrageiras, vinho, batata, gado e aves (Figura 1). A Espanha era o maior produtor de frutas, a Itália produzia azeite e ovo, enquanto a Holanda era o principal produtor de plantas hortícolas. O Reino Unido liderava a produção de ovinos e caprinos e a Alemanha, o leite.
A França era um dos países agrícolas com produção mais diversificada da UE. O mesmo acontece com a Alemanha. Por outro lado, a Itália, a Espanha, o Reino Unido e especialmente os Países Baixos são mais especializados.
Quinta-feira, 5 Julho de 2018/ Insee/ França.
https://www.insee.fr