Como o resto do mundo, o Brasil enfrenta o desafio de lidar com a ameaça que a pandemia do coronavírus representa para a saúde dos seus cidadãos e para a economia do país. Como principal exportador mundial de várias commodities agrícolas, a capacidade do Brasil de manter a produção e as exportações tem uma influência fundamental nos mercados globais para essas commodities e uma preocupação importante em toda a cadeia de fornecimento.
Quanto ao transporte Interno, até ao momento, houve exemplos isolados em que as autoridades municipais restringiram a circulação de veículos, afectando o movimento de grãos e o transporte colectivo de trabalhadores. No entanto, em geral, um decreto federal de que a produção, processamento, transporte e entrega de alimentos são actividades essenciais e devem ser mantidas durante a pandemia, está a ser respeitado e reforçado aos níveis estadual e municipal.
Em relação à logística, não houve interrupções até o momento, mas os produtores de suínos e aves no sul do Brasil estão preocupados com possíveis problemas com o abastecimento de grãos de zonas mais distantes como por exemplo, Mato Grosso, se as empresas de transporte tiverem escassez de pessoas no futuro.
30 de março de 2020/ RABOBANK/ BRASIL
https://research.rabobank.com