Na última reunião realizada entre o Conselho Consultivo de Cotação de Preços da Câmara de Agricultura da Baixa Saxónia (LWK) e o Grupo de Trabalho para Comercialização de Leitões da Associação de Produtores Pecuários e Carne (VEZG), ambas as organizações discutiram como os leitões do Noroeste deveriam ser cotados a partir do Câmara de Agricultura da Baixa Saxónia e da Renânia do Norte-Vestfália. Após o final do período de transição da nova Lei Alemã de Bem-Estar Animal, a recomendação de preço da VEZG será ajustada à nova situação de comercialização.
Os peritos do conselho consultivo estimam que a maioria dos leitões engordados na Alemanha continuará a ser castrada para atender às necessidades do mercado de suínos para abate.
Desde 1 de Janeiro de 2021, os leitões esterilizados com anestesia, de acordo com a nova Lei do Bem-Estar Animal, recebem um acréscimo de dois euros por animal se forem vendidos em lote com proporção equilibrada entre machos e fêmeas.
Isto significa que é paga uma sobretaxa de, pelo menos, quatro euros por cada leitão macho castrado para compensar os produtores de leitões pelos custos adicionais resultantes da castração com anestesia.
12 de Janeiro de 2021/ Câmara de Agricultura da Baixa Saxónia / Alemanha.
https://www.lwk-niedersachsen.de/