A Ministra Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, reuniu-se com o seu homólogo polaco Jan Krzysztof Ardanowski com o objectivo de tratar do tema Peste Suína Africana já que desde Novembro de 2019 se vêm confirmando casos da doença em javalis cada vez mais perto da fronteira com a Alemanha.
Os Ministros chegaram a acordo em quatro pontos concretos que deveriam contribuir para travar a epidemia no lado polaco e evitar que se propague à Alemanha:
- Desenvolvimento de um conjunto comum de medidas para fortalecer os esforços anteriores, incluindo o estabelecimento de um corredor vedado ao longo da fronteira para evitar que os javalis entrem na Alemanha.
- Analisar a forma como a assistência técnica alemã pode ajudar na construcção de vedações de protecção no lado polaco.
- Intensificar a cooperação no campo da ciência e da investigação.
- Produzir uma declaração conjunta que permita reduzir drasticamente a densidade de javalis, por exemplo através da caça, como medida preventiva efectiva.
O Ministério amplia a "Ordem sobre a Peste Suína"
Com o objectivo de se preparar para uma eventual emergência, o Ministério Federal está a ampliar a Ordem sobre a PSA para permitir que as autoridades competentes dos Estados Federais possam instalar vedações flexíveis ou outras barreiras contra animais silvestres no caso de haver algum foco. Isto permite restringir efectivamente a migração dos javalis. Brevemente a emenda à ordem será enviada ao Conselho Federal.
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de