Apenas alguns meses após o lançamento do programa federal para a reconversão da actividade pecuária, já foi apresentado o 100º pedido de financiamento de investimentos. O BMEL apoia os suinicultores na sua transição para uma suinicultura mais respeitadora dos animais e do ambiente. Até à data, foram solicitados cerca de 63 milhões de euros, dos quais até 150 milhões de euros serão disponibilizados pelo orçamento federal até 2024.
O Ministro Federal Cem Özdemir explica: “Quero que, no futuro, a boa carne continue a vir da Alemanha. Tendo em conta os desafios que a suinicultura enfrenta, como as quebras estruturais, o declínio do consumo de carne e o aumento da procura por parte dos consumidores, os suinicultores precisam de perspectivas económicas e de segurança de planeamento. Mais espaço e melhores condições para os animais custam dinheiro. Congratulo-me por participar no programa de financiamento e estou empenhado em garantir um financiamento suficiente”.
O BMEL segue um conceito de várias fases para uma pecuária preparada para o futuro. O programa federal foi lançado em 1 de março de 2024 e oferece apoio financeiro para a conversão de novas construções que respeitem os animais. Cobre igualmente os custos adicionais correntes resultantes de uma criação mais favorável aos animais. Está disponível um total de mil milhões de euros e as candidaturas são processadas pela BLE. A maioria dos pedidos provém da Baixa Saxónia, seguida de Baden-Württemberg e da Baviera.
Desde Junho, as explorações agrícolas podem apresentar candidaturas para determinar a sua elegibilidade para os custos adicionais em curso. Até à data, foram reconhecidas 26 organizações e apresentadas 325 candidaturas. O financiamento do investimento é independente do financiamento corrente.
10 de Julho de 2024/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de