A guerra na Ucrânia, o decreto sobre fertilizantes, a implementação da política agrícola da UE e o bem-estar animal na produção pecuária foram alguns dos temas da última Conferência de Ministros da Agricultura (AMK), que decorreu esta semana em Magdeburgo.
Outros pontos da agenda da AMK trataram de diferentes necessidades para o combate à Peste Suína Africana (PSA). O que inclui, entre outras coisas, negociações de um acordo de regionalização com a China e outros parceiros comerciais para a exportação de carne suína, bem como apoio financeiro para cobrir o aumento das despesas dos produtores de suínos nas áreas afectadas pela PSA.
A AMK concordou que os estados federais que não afectados pela PSA devem partilhar os custos das medidas de combate à doença com os estados de Brandemburgo, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Saxónia. Consequentemente, os custos incorridos para a construção das cercas de protecção até 31 de Dezembro de 2020 serão arcados proporcionalmente por todos os estados da federação. O cálculo é baseado na percentagem de suínos criados no estado federal e na fórmula "Königstein" correspondente (baseada na receita tributária e no número de habitantes).
4 de Abril de 2022/ Conferência de Ministros de Agricultura/ Alemanha.
https://www.agrarministerkonferenz.de/