X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Alemanha: números sobre frequência de uso de antibióticos no gado de produção

As explorações agrícolas com animais de engorda deverão comparar os seus números individuais de uso de antibióticos com finalidades terapêtica com os números gerais de toda a Alemanha.

23 Abril 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As explorações agrícolas com animais de engorda deverão comparar os seus números individuais de uso de antibióticos com finalidades terapêtica com os números gerais de toda a Alemanha. O Gabinete Federal de Protecção do Consumidor e Segurança Alimentar (Bundesamt für Verbraucherschutz und Lebensmittelsicherheit, BVL) publicou no final de Março, no diário oficial, os números para toda a Alemanha relativas à  frequência de uso de antibióticos com finalidades terapêuticas para gado bovino, porcos, frangos e perús. As explorações cujos dados individuais excedam este valor deverão tomar medidas para reduzir o uso de antibióticos.

A BVL publicará semestralmente no diário oficial os números em função do tipo de produção e do uso dos antibióticos (mediana: valor por baixo do qual se agrupam 50% de todas as frequências de uso da terapia com antibióticos) e terceiro quartil (valor por baixo do qual se agrupam 75% de todas as frequências de terapia).

Tipo de produção Mediana Terceiro quartil
Vitelos de engorda até aos 8 meses de vida 0,000 5,058
Bovinos de engorda de mais de 8 meses de vida 0,000 0,015
Leitões até 30 kg peso vivo 4,793 26,191
Porcos de engorda de mais de 30 kg PV 1,199 9,491
Frangos de engorda 19,558 35,032
Perús de engorda 23,030 47,486

De acordo com números sobre a frequência de terapia publicadas no Diário Oficial pela BVL. Fonte: : Herkunftssicherungs- und Informationssystem für Tiere.

Quando uma exploração se encontre acima da mediana de todas as empresas o produtor, com ajuda do veterinário deverá identificar as causas e tomar as medidas adequadas para reduzir o uso de antibióticos. Quando o número for maior que o terceiro quartil, o produtor deve desenvolver um plano de acção por escrito para reduzir o uso de antibióticos durante os quatro meses seguintes à publicação dos números sobre frequência de terapia e apresentá-lo às autoridades competentes. Estas comprovarão o plano e poderão solicitar alterações e requerer medidas adicionais para melhorar a higiene, a sanidade ou o maneio. Em casos extremos, pode ser suspensa a actividade da exploração.

Terça-feira, 31 de Março de 2015/ BVL/ Alemanha.
http://www.bvl.bund.de/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista