O Governo Federal da Alemanha decidiu criar uma emenda à Lei do Bem-Estar Animal apresentada pela Ministra Federal da Alimentação e Agricultura, Julia Klöckner.
O objectivo do projecto de lei é prevenir as infracções em matéria de bem-estar animal na produção suína e bovina através de controlos mais específicos. Com esta finalidade, no futuro não só serão inspeccionadas as explorações pecuárias, como também as unidades de transformação de sub-produtos animais (denominadas VTN). Os estudos mostram que se podem realizar descobertas relevantes sobre o bem-estar nos cadáveres dos animais nas VTN, por exemplo, extremidades fracturadas, feridas ou emaciação, indicando a existência de problemas nas explorações pecuárias de origem. Portanto, os controlos adicionais nas VTN podem fornecer informação para identificar e realizar um acompanhamento das explorações nas que possam existir infracções de bem-estar animal.
Em concreto, está previsto o seguinte:
- Os operadores de VTN são obrigados a permitir controlos de bem-estar animal e apoiar as autoridades responsáveis com estes controlos.
- Além disso, os proprietários dos animais são obrigados a marcar os cadáveres com o objectivo de os mesmos poderem ser rastreados até à sua exploração.
10 de Março de 2021/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de/