Segundo informa o Ministério da Agricultura espanhol no seu boletim de notícias do exterior, um inquérito levado a cabo recentemente pela Associação de Representação dos interesses dos Suinicultores Alemães (ISN) mostra que os maiores matadouros de suíno da Alemanha conseguiram fortalecer em 2012 a sua posição no mercado; unicamente as empresas Vion e Danish Crown registaram fortes perdas de participação no mesmo.
Os dados publicados pela ISN revelam que as 10 empresas mais importantes no mercado alemão abateram em 2012 um total de 44,4 milhões de porcos, cifra que é igual ao número de animais abatidos registado no ano anterior; contudo, a quota de todas estas empresas no mercado ascendeu a 76,1%, o que supôs um aumento de 0,7% relativamente a 2011. Isto significa que as grandes empresas do sector operaram com mais êxito que todo o sector no seu conjunto, já que em 2012 no mercado suíno alemão foram abatidos, no total, 58,4 milhões de animais, ou seja menos 1,4 milhões (-2,3%) que em 2011.
Por seu lado, a empresa Tönnies que é a número um no ranking das 10 mais importantes da Alemanha, conseguiu aumentar o número dos seus abates em 700.000 cabeças atingindo um total de 16,1 milhões de porcos sacrificados, ampliando a sua participação no mercado para 27,6%. A ISN estima que este crescimento continuará ao longo de 2013 para que contribuirá o novo matadouro localizado em Sögel (cidade localizada no noroeste do Estado federado da Baixa Saxónia) onde está prevista uma capacidade de abate de cerca de 105.000 porcos por semana.
Abril 2013/ Boletim de Noticias do Exterior-MAGRAMA/Espanha.
http://www.magrama.gob.es