Brandenburg está a intensificar as suas medidas para combater a Peste Suína Africana (PSA). Com um decreto para implementar a portaria da PSA, o Ministério da Defesa do Consumidor ordenou medidas adicionais para prevenir a introdução e melhorar a detecção precoce de PSA em áreas do país que ainda não foram afectadas. Fora das zonas de restrição existentes para a PSA, os caçadores aumentarão o número de javalis caçados e procurarão mais intensamente por javalis mortos. Em áreas de perigo definidas, ainda está em vigor para todas as espécies animais uma proibição temporária de caça.
Em todos os distritos do Estado de Brandemburgo, fora das zonas de restrição da PSA existentes, as pessoas autorizadas a caçar devem tomar as seguintes medidas:
- aumentar a intensidade de caça em toda a zona para reduzir a população de javalis;
- aumentar a procura por javalis mortos;
- notificação, identificação e amostragem para testes virológicos de todos os javalis encontrados mortos, incluídos os animais abatidos acidentalmente.
Nos distritos de Uckermark, Barnim, Märkisch-Oderland, Oder-Spree, Spree-Neiße, Dahme-Spreewald e Oberspreewald-Lausitz, as amostras para testes virológicos PSA devem ser colhidas imediatamente após cada javali caçado.
O número de javalis mortos por caçadores na última temporada de caça de 2019/2020 foi de 102131, um aumento de 43% em relação ao ano anterior, estabelecendo um record. No entanto, um aumento na caça ao javali não indica que a população total esteja a diminuir.
5 de Outubro de 2020/ MSGIV/ Alemanha.
https://msgiv.brandenburg.de