No passado dia 1 de Abril entrou em vigor a nova Lei do Medicamento, um novo sistema para reduzir ao mínimo o uso de antibióticos nas explorações de engorda de bovinos, suínos, frangos e perús.
A nova normativa obriga os produtores a informar, de seis em seis meses, a Autoridade competente das quantidades de antibióticos usadas neste período bem como o número de animais medicados.
Da informação apresentada à Autoridade Veterinária competente, a Autoridade determinará a frequência do tratamento semestral. Se o uso de antibióticos numa exploração supera a média do total das explorações, o produtor e os veterinários deverão trabalhar conjuntamente para identificar as causas e tomar as medidas pertinentes que levem à redução do uso dos antibióticos.
Os produtores poderão também ser solicitados pela Autoridade competente a fornecer dados sobre vacinação, meio ambiente, alimentação dos animais, densidade da população ou higiene. Se as explorações não fornecem a informação que lhes é pedida ou se os acordos não forem cumprido, podem ser aplicadas multas. Como último recurso, a Autoridade poderá ordenar a suspensão da licença da exploração.
Segunda-Feira, 31 de Março de 2014/ Bundesministerium für Ernährung und Landwirtschaft/ Alemanha.
http://www.bmel.de/