O sistema de monitorização QS Salmonella mostra uma redução de 50% na classificação crítica de Salmonella (explorações de categoria III) em comparação com o ano anterior. Enquanto em 2019 era de 3,3%, este ano apenas 1,6% das quase 20.000 explorações de suínos mostraram um risco aumentado. Comparando os números com a situação quando a monitorização de Salmonella foi introduzido em 2003, a percentagem de explorações com alto risco diminuiu significativamente.
Desde o início da monitorização QS Salmonella, há 17 anos, que o risco de infecção por Salmonella em explorações de suínos nunca foi tão baixo, o Diretor Administrativo da QS, Dr. Hermann-Josef Nienhoff, está satisfeito com o desenvolvimento. A consciência em relação à Salmonella tem aumentado constantemente ao longo de toda a cadeia de valor. Este baixo risco de Salmonella só poderia ser alcançado por uma abordagem conjunta de todas as partes envolvidas além das fronteiras da empresa, explica Nienhoff a respeito do sucesso dos parceiros no sistema QS.
Em 2003, o QS tornou a monitorização de Salmonella obrigatória para todos os criadores de suínos que enviam animais para abate. As amostras são recolhidas nos matadouros, testadas quanto à presença de anticorpos contra Salmonella em laboratórios aprovados pelo QS e os resultados da análise são registados no banco de dados de Salmonella do QS. Trimestralmente, os suinicultores recebem um relatório de evolução de todos os resultados com avaliações.
Assim, as empresas críticas são regularmente alertadas, informadas sobre o problema e solicitadas a investigar as rotas de entrada da Salmonella. Têm que tomar medidas concretas para reduzir a contaminação por Salmonella. O desenvolvimento confirma que um sistema de alerta precoce baseado em dados pode oferecer o suporte necessário para que as empresas reconheçam e reduzam os factores de risco correspondentes e, assim, melhorem ainda mais a segurança alimentar, resume Nienhoff em relação aos objectivos da monitorização de Salmonella em sistema QS.
26 de Novembro de 2020/ QS/ Alemanha.
https://www.q-s.de/