Tendo em consideração a propagação geográfica da PSA dentro e fora de Europa tanto em suínos domésticos como em javalis, o Instituto Federal de Investigação em Sanidade Animal Friedrich-Loeffler avaliou novamente o risco de introdução da PSA na Alemanha com um foco especial na possível introdução através da população de javalis. Os saltos a grandes distâncias na propagação da doença (por exemplo, para a Bélgica, a Hungria, a República Checa) mostram claramente o risco existente de introdução na Alemanha através da actividade humana. Tendo em conta o aparecimento da doença no Sudeste da Bélgica, o risco de introdução em áreas vizinhas na Alemanha através da migração de javalis infectados aumentou.
- O risco de entrada da PSA na Alemanha através do transporte ilegal e da eliminação de material contaminado é considerado elevado.
- O risco de entrada de carne de porco contaminada e de produtos derivados de porco por parte de veículos ou pessoas ao longo das principais rotas de trânsito é considerado elevado no contexto do "pior cenário".
- O risco de entrada através do turismo de caça nas áreas afectadas e ao levar troféus dessas áreas considera-se moderado.
- O risco de propagação directa através de javalis infectados é considerado alto em áreas próximas à região afectada na Bélgica.
Quinta-Feira, 2 de Maio de 2019/ FLI/ Alemanha.
https://www.fli.de