Em 2023, a produção de carne na Alemanha caiu para 6,8 milhões de toneladas (-280 000 t) em comparação com o ano anterior, uma quebra de 4%, o sétimo ano consecutivo de declínio. A redução afectou principalmente a carne de suíno e de bovino. Na sua conferência anual em Munique, a Associação Alemã da Indústria da Carne (VDF) e a Associação Federal dos Produtores Alemães de Enchidos e Presuntos (BVWS) atribuíram este facto principalmente à elevada pressão regulamentar, à incerteza política e ao aumento dos custos.
As exportações alemãs de carne e produtos à base de carne foram também severamente restringidas em 2023 devido, entre outros factores, ao surto de Peste Suína Africana (PSA) na Alemanha. Muitos países terceiros mantiveram as suas proibições de importação de carne de porco alemã.
O menor volume de animais para abate desencadeou uma forte pressão de consolidação na indústria da carne e levou ao encerramento de fábricas e a vendas. A indústria de transformação, que também é dominada por médias empresas, está a sofrer os encargos económicos causados pelos elevados preços da energia e das matérias-primas, pelo aumento dos salários e pela escassez de mão de obra. Estes custos crescentes tornam difícil para as empresas oferecerem os seus produtos a preços razoáveis. A inflação elevada dos últimos anos, especialmente no sector alimentar, teve um impacto significativo no comportamento de compra dos consumidores.
Os matadouros e as unidades de transformação estão também muito preocupados com as possíveis consequências dos vários regulamentos legais que já foram implementados na Alemanha ou que estão actualmente em discussão. Ambas as associações também se opõem ao aumento do preço dos alimentos de origem animal através de uma taxa para financiar o bem-estar dos animais.
25 de Abril de 2024/ VDF e BVWS/ Alemanha.
https://www.v-d-f.de/
https://www.wurstproduzenten.de/