A Ministra Federal da Alimentação e Agricultura, Julia Klöckner, informou que a UE deu sua aprovação ao projecto de lei alemão sobre rotulagem do bem-estar animal. Os critérios foram desenvolvidos inicialmente para carne de porco.
O rascunho deve ser enviado ao Bundestag, mas deve ser primeiro finalizado. Actualmente, está a ser redigida a portaria associada que, entre outras coisas, descreve os requisitos e critérios específicos. Espera-se que todo o processo legislativo seja concluído até o final do ano, para que os primeiros produtos rotulados possam ser adquiridos em meados ou final de 2020.
É uma rotulagem voluntária que informará os consumidores de que o produto que eles estão a consumir vem de animais criados sob requisitos de bem-estar animal acima dos padrões legais mínimos.
A rotulagem do bem-estar animal terá três níveis baseados em vários critérios, entre eles o espaço para os animais, o tipo de castração dos leitões, a duração da lactação, o corte de rabo, os veículos de transporte e duração das viagens, o estado sanitário ou bem-estar durante o abate.
Sexta-feira, 26 de Abril de 2019/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de