O relatório “Evolução do Comércio Exterior do Setor Suinícola Espanhol - Avanço abril 2024” elaborado pela Interporc apresenta uma análise detalhada da situação das exportações e importações do setor suinícola em Espanha durante o período de Janeiro a Abril de 2024, comparando-o com o mesmo período de 2023.
Volume e valor total das exportaçõnes:
- Volume: de Janeiro a Abril de 2024, as exportações espanholas de suínos atingiram 932,2 mil toneladas, um aumento de 0,6% em relação ao mesmo período de 2023 (927,0 mil toneladas).
- Valor: o valor dessas exportações foi de 2.900,2 milhões de euros, uma ligeira diminuição de 0,3% em relação ao ano anterior (2.908,3 milhões de euros).
Principais mercados:
- China: continua a ser o principal destino em termos de volume (18,1% do total das exportações), embora tenha registado uma diminuição significativa de 14,3% no volume de exportações e de 27,6% no valor das exportações.
- Itália e França mantêm uma posição forte, com a Itália a representar 10,4% do volume e 8,9% do valor e a França 10,2% do volume mas, pela primeira vez, ultrapassando a China em valor, representando 11,7% do total das exportações espanholas de carne de porco em valor e ocupando o primeiro lugar.
- Outros mercados importantes são Portugal, o Japão e as Filipinas, que também são importantes, com variações nas respectivas quotas de mercado e valores.
Distribuição das exportações:
- Produtos frescos: representam 93,1% do volume total das exportações e 82,4% do valor total. O volume registou um aumento de 0,4%, enquanto o valor diminuiu 1,3%.
- Produtos transformados: representam 6,9% do volume e 17,6% do valor total. O volume das exportações diminuiu 4,9%, enquanto o valor aumentou 6,5%.
Comparação interanual:
- Aumentos significativos: as exportações para França e para a Coreia do Sul aumentaram tanto em volume como em valor.
- Diminuições significativas: a China e as Filipinas registaram diminuições consideráveis em ambos os indicadores.
Exportações por Comunidades Autónomas:
Contribuição regional: Seis comunidades autónomas representaram 93,3% do volume e 92,4% do valor total das exportações de suínos, com destaque para a Catalunha e Aragão, que contribuíram conjuntamente com 75,4% em volume e 73,0% em valor.
Conclusões: O sector espanhol da carne de porco registou um ligeiro aumento do volume total exportado, embora o valor total das exportações tenha diminuído ligeiramente. A diversificação dos mercados compensou parcialmente as quedas nos principais destinos, como a China. A maioria das exportações continua a ser de produtos frescos, mas os produtos transformados registaram um crescimento notável em termos de valor.
18 de Julho de 2024/ "Evolución del Comercio Exterior del Sector Porcino Español - Avance Abril 2024"-Interporc / Espanha.
https://www.sinfoporc.com