Nos primeiros 3 meses deste ano a Peste Suína Africana (PSA) apareceu em nuevas zonas da Ucrânia, concretamente há confirmações de casos em Ternopl, Kherson, Donetsk, Dnepropetrovsk, Ivano-Frankovsk e Zaporozh'ye. Desta forma, desde 2014 a doença já se propagou por todo o país, com excepção do oblast de Lviv. No primeiro trimestre deste ano também se confirmaram focos em Lugansk, onde não apareciam casos desde o início do aparecimento da doneça em 2014, bem como noutras zonas já afectadas pela doença como sejam Chernigov, Rovno, Poltava, Odessa, Nikolayev, Kirovograd, Khar'Kov, Kiev, Vinnitsa e Cherkassy. Foram confirmados um total de 52 focos em porcos domésticos, a maioria deles em exploraçóes caseiras, se bem que haja 11 explorações comerciais afectadas, algumas de grande tamanho, enquanto que, até este momento, só haja 2 focos confirmados em javalis.
Após o resumo de focos de PSA durante os meses de Junho a Setembro do ano passado, com 186 focos em porcos e 49 em javalis em apenas 4 meses, a Rússia notificou, nos primeiros 3 meses deste ano, o total de 7 focos em porcos, todos eles em explorações caseiras e 8 novos focos em javalis. Deve-se destacar o aparecimento da doença em porcos domésticos numa exploração caseira no oblast de Irkutskaya, claramente afastada dos focos detectados até este momento.
A Lituânia confirmou, em apenas 3 meses, 138 focos em javalis. Os focos foram confirmados nas zonas de Panevezys, Utena, Kaunas e Vilnius, na metade Leste do país. No passado ano, o total de focos em javalis ascendeu a 285. No que já decorreu deste ano apenas foi confirmado um foco em porcos domésticos.
O número de focos afectando javalis na Polónia disparou nestes primeiros meses de 2017, com 87 focos confirmados, superando, em apenas três meses, o total de focos confirmados no ano passado (81 focos em javalis). Deve-se destacar que, nestes meses de 2017, a doença apenas afectou javalis e que não se detectou nenhum foco em porcos domésticos. A doença circunscreve-se aos voivodatos de Mazowieckie, Lubelskie e Podlaskie, no Leste do país, nas zonas fronteriças com a Bielorrússia e com a Ucrânia.
No passado mês de Março a Moldávia notificou 2 novos focos de PSA em explorações caseiras nas zonas de Soroca e Edinet. Trata-se do terceiro e quarto focos da doença nol país após a sua primeira confirmação no passado mês de Setembro de 2016, com dois focos em explorações caseiras em Donduseni, caso que se deu por resolvido por parte da OIE no mês de Novembro.
Em relação à Letónia e Estónia, segundo os dados que ambos países reportam à Animal Disease Notification System (ADNS), a Letónia notificoi dois novos focos em porcos domésticos e um total de 219 focos em javalis (até 12/04/2017) enquanto que a Estónia confirmou 272 em javalis (até 12/04/2017).
Em Itália, onde a doença é endémica e se encontra presente na Sardenha, foram confirmados 10 focos em porcos domésticos e 28 focos em javalis, segundo dados do ADNS.
Abril de 2017/ Redacção da 3tres3 a partir de dados da OIE e do ADNS.