O governo nacional obteve autorização das Filipinas para exportar aves de capoeira, carne de porco e novos produtos de carne de vaca. Esta conquista, alcançada pelo trabalho conjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia da Nação e do SENASA, envolve as vendas externas de aves e suínos, e a expansão para a exportação de carne bovina com ossos, miúdos e gorduras, incluindo o reconhecimento da equivalência do sistema de controlo e certificação da Argentina.
A partir desta autorização, é estabelecido um prazo de 15 dias para a abertura oficial do mercado e, simultaneamente, permite que as equipas técnicas do Serviço Sanitário das Filipinas comecem a avaliar os certificados veterinários já propostos pela Argentina para iniciar as exportações a partir do nosso país. A equivalência entre os sistemas de controlo dos dois países é um passo em frente que facilita a autorização de novos estabelecimentos argentinos interessados em enviar a sua produção de carne para esse destino.
Em 2023, as Filipinas importaram carne e subprodutos no valor de mais de 1,75 milhões de dólares de todo o mundo. Por sua vez, de acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, entre janeiro e outubro, as importações de carne nas Filipinas aumentaram 17% em comparação com o mesmo período de 2023. A Argentina está assim a ganhar uma posição num mercado importante com uma procura crescente.
23 de Dezembro de 2024 | Agricultura, Ganadería y Pesca | Argentina www.argentina.gob.ar