Soja
Com a entrada em vigor da segunda etapa do Programa de Incremento Exportador (PIE), observou-se um maior dinamismo no mercado da oleaginosa, o qual tinha parado desde a finalização da primeira fase deste até finais de Setembro. Contudo, ao rever o volume transacionado, encontramos que, nos 8 primeiros dias de vigência, este chegou a apenas 40% do que se tinha contabilizado no mesmo período de tempo da fase inicial do PIE. Nesse sentido, durante a semana que fechou a 9 de Dezembro, foram apresentadas ofertas abertas unicamente para Gran Rosario, onde as cotações passaram de ARS 85 000/t para ARS 92 000/t, o que significou um aumento de 8,2%.
Segundo a Bolsa de Comércio de Rosário (BCR), espera-se que entre 7 de Dezembro e 4 de Janeiro, partam da Gran Rosario 1506782 t de farinha e 218019 t de óleo; desde Necochea 26 00 t de bagaço e 13000 t de óleo; enquanto que, desde os restantes portos seriam enviadas 13 200 t de farinha.
A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) reportou um avanço de 37,1% na nova sementeira, a qual está atrasada 61,4% em comparação com a média das 5 campanhas anteriores. Em todo o caso, a entidade corrigiu de 74 para 66% a proporção de solos com condição hídrica entre óptima e adequada, asseverando que perante a ausência de humidade sobre o Centro-Norte de Santa Fé e o Centro Leste de Entre Rios, alguns dos quadros projectados inicialmente, poderão ficar fora desta campanha.
Milho
No fecho da semana de 9 de Dezembro, os preços do milho apresentaram um aumento de 2,1% para o mercado de Gran Rosario (valor em dólares), passando de USD 235/t para USD 240/t. Para Bahía Blanca e Necochea, as cotações mantiveram-se nos USD 250/t e USD 245/t respectivamente.
A BCBA reportou um aumento de 32,7% para a nova sementeira, a qual é inferior 39,5€ em comparação à que se tinha na mesma época de 2021 e inferior 46,7% à média das 5 campanhas anteriores. Segundo a entidade, as plantações adiantadas de Santa Fé Entre Rios, estão a atravessar uma conjuntura crítica, devido às altas temperaturas e a uns níveis hídricos muito ajustados. Contudo, o panorama é positivo no sul da área agrícola nacional graças às chuvas de Novembro, que permitiram manter as culturas e melhorar as reservas de humidade.
Para mais informação sobre produção e comércio de matérias-primas, visita a nossa secção "Estatísticas de matérias-primas"
12 de Dezembro de 2022 | Redacção: Departamento de Economia e Mercados 333 América Latina com dados de Granar, Bolsa de cereais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas | Argentina. https://www.granar.com.ar https://www.bolsadecereales.com https://www.argentina.gob.ar/