Uma delegação do Ministério da Agricultura da República da China, visitou as instalações do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agro-alimentar (Senasa) de Argentina, no quadro dos acordos de cooperação em matéria de sanidade animal, assinados o ano passado pelos mandatários de ambos os países.
Ao mesmo tempo que o vice-ministro de Agricultura de China, Yu Kangzhen, foi recebido pelo ministro de Agricultura argentino, Carlos Casamiquela, parte da delegação visitou a sede central do Senasa e o Laboratório Nacional de Referência, situado na localidade de Martínez, onde foram analisados a constituição de grupos de trabalho sobre sanidade animal e, em especial, febre aftosa.
Em ambos os encontros autoridades e profissionais do Senasa, acompanhados por profissionais do INTA e o Conicet, explicaram à delegação chinesa os alcanços do Programa Nacional de Controlo e Erradicação da Febre Aftosa, vigente desde 2001, as estratégias de vacinação contra a doença, técnicas de diagnóstico da mesma em laboratório e o controlo de qualidade da vacina. Também conversaram sobre a constituição de um banco de antigénios e vacinas.
Em Julho de 2014 os presidentes da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner e da China, Ji Xinping, assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação entre ambos os países, entre eles um referido a sanidade animal, com um anexo sobre febre aftosa.
Terça-feira, 10 de Março de 2015/ SENASA/ Argentina.
http://www.senasa.gov.ar/