O Governo nacional anunciou uma série de medidas económicas para os sectores da indústria, agro-indústria e da construção com o objectivo de potenciar a produção e as exportações com elevado valor acrescentado.
Dentro das medidas no sector agro-industrial, o Ministro da Economia, Martín Guzmán informou da descida das taxas de exportação do grão de soja que passará dos actuais 33% para os 30% neste mês de Outubro, para convergir para 33% no mês de Janeiro. Guzmán precisou que “os restantes produtos do complexo soja e com maior valor acrescentado terão descidas mais significativas dos direitos, próximos aos 27% em Outubrm para alguns óleos”.
Também foi decidido criar um programa de compensação e estímulo para pequenos produtores de soja e cooperativas, aos que serão destinados 11550 milhões de pesos. Também são reduzidas as aliquotas de forma transitória tanto para as ventas ao exterior de grão de soja como para os seus principais derivados. E para o biodiesel é reduzida a aliquota de exportação de 30% para 26% em Outubro e para 29% em Novembro.
1 de Outubro de 2020/ Ministério de Economia/ Argentina.
https://www.argentina.gob.ar