No passado dia 6 de Maio, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agro-alimentar (Senasa) participou na primeira reunião da Mesa de Produção Suína de Tucumán que analisará acções que permitam fortalecer o desenvolvimento do sector dos pequenos produtores.
A Mesa é também é composta pela Subsecretaria da Agricultura Familiar da Nação, pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agro-Pecuária (INTA) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI).
Todos os organismos foram unânimes na necessidade do trabalho conjunto para atender aos aspectos sanitários e comerciais e distintos problemas do sector, como a falta de matadouros suficientes na Província. Actualmente, só dois matadouros abatem porcos.
Se bem que a produção suína se distribua em toda a Província, começar-se-á por implementar uma estratégia sanitária e comercial que abarque toda a cadeia agro-alimentar na zona de Estación Aráoz – Feira de Simoca, que parta da produção no campo até à comercialização.
A produção suína em Tucumán é de aproximadamente 2.000 mães. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas da Nação, cada produtor ou cooperativa possui, em média, 30 mães. A mão-de-obra é principalmente familiar, não têm acesso a tecnologia e assistência técnica privada.
Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014/ SENASA/ Argentina.
http://www.senasa.gov.ar