Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Argentina: extracção de óleo de soja volta a máximos históricos

A transformação de sementes oleaginosas bate recordes em Dezembro e confirma a boa actividade do sector. A forte procura de milho impulsiona ainda mais os embarques de milho, que estão a superar as exportações de trigo.

19 Fevereiro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A extracção de óleo de soja nas unidades industriais e extrusoras atingiu um máximo histórico em Dezembro, com 3,65 milhões de toneladas (Mt), consolidando uma tendência de elevados rendimentos ao longo da época. De Abril a Dezembro de 2024, o volume de soja processada ascendeu a 34,75 Mt, igualando o recorde alcançado na época 2014/15, o maior nível de processamento registado nesta fase do ano.

Um dos principais factores que sustentaram este crescimento foi o aumento das importações de soja. Durante este período, a Argentina importou 5,75 Mt do grão, o que representa 17% do total processado. Este nível de importações fez com que a temporada actual fosse a terceira com maior participação de soja estrangeira na indústria de óleo de soja e a segunda com o segundo maior volume de importações da história.

O aumento da transformação não é uma coincidência, mas antes uma resposta ao forte dinamismo das exportações de derivados de soja, impulsionado pela procura externa. Historicamente, só na campanha de 2006/2007, foram embarcadas mais toneladas de óleo de soja do que na campanha actual, enquanto só em duas campanhas anteriores foram exportadas mais toneladas de bagaço de soja.

A proeminência dos derivados nas expedições de complexos de soja é notável. De facto, esta é a segunda campanha com a menor proporção de exportações não transformadas da leguminosa, o que explica os níveis recorde de transformação.

Longe de abrandar, o início de 2025 manteve a mesma intensidade num contexto global de elevada procura de óleos. De acordo com os dados preliminares da agência de navegação NABSA, 360.000 toneladas de óleo de soja e 1,83 Mt de bagaço de soja foram embarcadas em Janeiro, atingindo máximos de quatro anos para este período sazonal.

7 de Fevereiro de 2025/ Bolsa de Comercio de Rosario/ Argentina.
www.bcr.com.ar

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Impacto do acordo Mercosur - UE no complexo soja argentino

22-Jan-2025

O acordo Mercosul-UE poderá gerar importantes mudanças no comércio do complexo soja argentino, que representa 49% das exportações do país para o mercado europeu. Este acordo, actualmente em processo de ratificação, inclui reduções progressivas dos direitos de exportação e a eliminação das tarifas de importação, melhorando o acesso ao estratégico mercado europeu.