O "Ministerio de Agroindustria" da Argentina reuniu a cadeina de valor suína para atingir um consenso quanto às ferramentas que permitam fortalecer a actividade e fomentar tanto o consumo interno como as exportações.
O secretário de "Agricultura, Ganadería y Pesca", Ricardo Negri, definiu que as principais acções apontam para "agregar valor com base no potencial produtivo do sector, onde o Estado cumpra um rol articulador para sair do curto prazo em função de objectivos estratégicos".
Durante o encontro, os representantes dos sectores produtivos e industriais da cadeia colocaram questões vinculadas à subida dos custos produtivos, a queda da rentabilidade e a distorsão comercial que gera a importação de alguns cortes de carne fresca.
Neste sentido, o sub-secretário de Ganadería, Rodrigo Troncoso, assinaluo que "há que avançar na promoção do consumo de carne suína e aprofundar o trabalho a "Secretaría de Mercados Agroindustriales" tem vindo a realizar com a promoção das exportações". Também referiu que será analisada a possibilidade de aplicar licenças não automáticas de importação para alguns cortes, com o "Ministerio de Producción".
Relativamente aos pequenos produtores, Troncoso susteve "será trabalhaará em particular, atendendo às necessidades específicas desse sector, através de "Cambio Rural, INTA; Secretaría de Agricultura Familiar" e a acompanhar as Cooperativas que ajudem a dar um passo à frente em matéria de productividade".
Quinta-feira, 12 de Maio de 2016/ Ministerio de Agroindustria/ Argentina.
http://www.agroindustria.gob.ar