Comunicação oficial sobre vendas externas de milho
Após intensas negociações entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação e os representantes do Conselho Agroindustrial Argentino (CAA), incluindo representantes da Maizar, CIARA CEC, e da produção avícola, entre outros, no que se refere à situação do mercado de milho na República Argentina, foram assinados acordos entre os diferentes intervenientes da cadeia agroindustrial desta matéria-prima e há o compromissoem abastecer o mercado com fluidez até à campanha 20/21.
Da mesma forma, o Estado Nacional está preocupado com o impacto dos preços desta matéria-prima nas diferentes cadeias de processamento de alimentos na mesa dos argentinos.
Nesse sentido, a CAA também manifestou preocupação semelhante, acertando um cronograma de trabalho, a partir da próxima terça-feira, 12 de junho, para trabalhar propostas de desvinculação dos preços internacionais dos domésticos.
Considerando do Governo Nacional que foi assumido o compromisso de garantir o abastecimento de milho às diferentes cadeias produtivas, mas que ainda falta resolver as condições de acessibilidade a esse abastecimento não só em quantidade mas também em preços, e atento ao acordo da CAA, fica decidida a anulação temporária da medida de suspensão de registos do DJVE de Maíz.
No entanto, durante o período de análise das alternativas para a concretização destes objectivos, à medida que se chega a um consenso, o MAGyP, através da Subsecretaria de Mercados, efectuará um acompanhamento de forma a garantir a disponibilidade para a procura interna de milho da a campanha 19/20. Para tanto, o DJVE Maíz 19/20 não pode ultrapassar 30.000 toneladas por dia.
Estão isentas deste requerimento as especialidades Flint e as biológicas NOP.
11 de Janeiro de 2021/ Ministério de Agricultura/ Argentina.
https://www.magyp.gob.ar