No quadro da agenda pecuária 2025, foi realizado o primeiro encontro com representantes do sector para apresentar um plano de trabalho e as acções para fomentar as vendas de porcos.
O sub-secretário de Pecuária, Rodrigo Troncoso, encabeçou a primeira reunião da Mesa de Exportações Suínas, na qual participaram diferentes entidades do âmbito público e privado com o fim de elaborar uma agenda em conjunto que permita avançar na abertura de novos mercados para uma produção que se duplicou de 250.000 toneladas a 500.000 toneladas nos últimos 10 anos.
Durante o encontro foi apresentada uma análise realizada pela Direcção de Suínos do Ministério, na qual se expuseram as projecções previstas para o sector a dez anos, onde se estima que se dará um crescimento de 75 %.
A reunião significou o início de uma agenda de trabalho entre o sector público e privado para avançar na identificação, priorização e abertura dos mercados de interesse, tanto para carne suína como para produtos elaborados. Por isso, foi analisada a situação dos principais países exportadores e importadores de produtos suínos, carnes frias, congeladas e outros produtos.
Além disso, representantes da Secretaria de Mercados Agro-industriais, foram apresentadas as diversas negociações que estão a ser feitas em países como a China, a Colômbia, o Perú, a Bolívia e o Paraguai.
As exportações no ano 2016: o sector suíno exportou mais de 6.000 toneladas durante o ano passado em valor superior aos 8 milhões de dólares. O que significou um incremento interanual de 21% em peso líquido e 44% em valor. Entre os principais países de exportação destaca-se a Rússia, Hong Kong, o Cazaquistão, Marrocos e o Egipto.
Sexta-feira, 26 de Maio de 2017/ Ministerio de Agroindsutria/ Argentina.
http://www.agroindustria.gob.ar