O Ministro da Agricultura, Pecuária e Pescas da Argentina, Luis Basterra reuniu-se com os representantes do sector da produção de milho criada no âmbito do Conselho Agro-Industrial Argentino (CAA). O encontro é corolário do entendimento estabelecido no passado dia 7 de Janeiro onde as partes se comprometeram a constituir um espaço de diálogo permanente.
"Para o Governo nacional é prioritário desligar os preços internos da dinâmica dos preços internacionais, ao mesmo tempo que possamos continuar a fortalecer o desenvolvimento do sector e das exportações", referiu o Ministro.
Durante a reunião, os representantes do estado e do sector privado chegaram aos seguintes pontos de acordo:
- Substituir o limite de 30000 tn diárias de exportação por uma monitorização do saldo exportável para atingir o nível da colheita sem tensões, com o compromisso do sector privado.
- Conseguir um acordo de longo prazo com os consumidores e os fornecedores de milho, em sintonia com o Programa Nacional Preços Cuidados,
- Disponibilizar a ferramenta FOGAR para garantir a cobrança por parte dos vendedores de milho em tempo, o que terá impacto na componente risco.
- Disponibilizar e fomentar o uso da ferramenta de Warrant.
12 de Janeiro de 2020/ Ministério da Agricultura/ Argentina.
https://www.magyp.gob.ar