Devido ao contexto de crescimento em que se encontra hojeol sector suinícola argentino, a empresa BLD, está a desenvolver um projecto na localidade cordobesa de Noetinger. O mesmo contempla uma Unidade de Produção de Leitões (UPL) de 5000 mães em produção e 22 sitios de engorda.
Na empresa estimam atingir uma produção anual de 150000 cabeças, que representa 2,5 % da produção anual nacional. Este projecto contempla a criação de 110 postos de trabalho directos de forma permanente, mais umas 600 pessoas de forma indirecta, que serão contratadas para a construção, desenvolvimento do projecto e posterior operação.
O sistema, que terá início no primeiro trimestre de 2018, e contará com um investimento de $700 milhões, faz parte de um modelo de negócio associativo, que junta a produção suína intensiva e os produtores de cereais, atingindo um crescimento extensível a outros sectores da região. Os porcos serão entregues aos produtores de cereais que os utilizarão para consumir os seus grãos na sua alimentação na etapa de crescimento que, com um investimento de acordo com as suas possibilidades, acederá aos mais altos níveis de produtividade.
Este investimento acontecerá devido à interacção público-privada e ao intercâmbio que a companhia manteve com o Ministério da Agroindustria da Nação, com o Ministério da Agricultura e Pecuária da Provincia de Córdoba e com a Intendência de Noetinger, para analisar a receptividade e viabilidade do projecto devido à actualidade do sector.
Sexta-Feira, 9 de Junho de 2017/ Agroindustria/ Argentina.
http://www.agroindustria.gob.ar