A boa notícia é que a interrupção das chuvas nos próximos dias permitirá que a primeira colheita de soja seja concluída antes do final da primeira quinzena de Maio. O centro-sul de Santa Fé e o sudeste de Córdoba são as áreas mais avançadas, com 87% colhido. O sul de Santa Fé e o nordeste de Buenos Aires colheram 83% e a área mais atrasada é o noroeste de Buenos Aires, que colheu 60% da soja primeiro.
Relativamente à segunda soja, o centro-sul e o sul de Santa Fé colheram 70 % da colheita. Enquanto que no norte de Buenos Aires foram colhidos entre 20 e 50 % da safra.
Em relação ao milho, nas últimas horas, uma frente fria conseguiu deslocar-se para o centro da região dos Pampas, deslocando o ar quente e húmido que prevalecia, causando uma mudança retumbante nas condições ambientais. Os produtores e técnicos estão entusiasmados com esse primeiro frio, pois dizem que é uma oportunidade de reduzir a população da cigarrinha e diminuir o risco para o próximo plantio de milho.
O progresso da colheita do milho precoce ganhou 10 pontos, numa semana passou de 80 para 90%. Esse progresso é o mais lento das últimas cinco temporadas, com exceção de 2019, quando as chuvas mantiveram a colheita estagnada em 88%, nos demais anos tudo já estava concluído por esses dias. O maior atraso é observado no noroeste de Buenos Aires, onde, apesar de ter semeado pouco milho precoce e tardio, o trabalho avança lentamente, atingindo apenas 80% de progresso. Os rendimentos são consistentes em diferentes zonas, com os rendimentos médios mais elevados no centro-sul de Santa Fé, com 117 qq/ha, e muito próximos no sudeste de Córdoba, com 115 qq/ha. Os rendimentos mais baixos estão localizados no noroeste de Buenos Aires, com uma média de 90 qq/ha. Nos próximos dias, começará a recolha dos primeiros lotes de milho tardio afectados pela cigarrinha. Em Carlos Pellegrini expressam preocupação com as baixas expectativas.
9 de Maio de 2024 | Bolsa de Comercio de Rosario | Argentina www.bcr.com.ar