Devido à recente descoberta de serologia positiva contra o vírus de TGE,o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agro-alimentar (Senasa) recomenda reforçar as medidas de biossegurança das explorações.
No âmbito da amostragem serológica anual que realiza o Senasa, com o objectivo de determinar ausência de certas doenças exóticas, como Peste Suína Clássica (PSC) e Sindroma Respiratório Reprodutivo Suíno (PRRS), foram detectados anticorpos contra o vírus da Gastroenterite Transmissível do Porco (TGE). Esta doença é causada por um coronavirus e, até ao momento, era considerada exótica já que não tinha sido detectada no país.
As vias mais comuns de entrada destas doenças nas explorações so: introdução de animais novos, veículos, pessoas, equipamentos, água e alimentos contaminados. A principal medida de prevenção consiste na aplicação de medidas restritivas de biossegurança que reforcem a restrição na entrada de pessoas, o controlo na entrada de animais e das práticas de desinfecção de instalações, veículos e equipamentos.
Quarta-Feira, 14 de Janeiro de 2015/ Senasa/ Argentina.
http://www.senasa.gov.ar/