Soja
Na sexta-feira 25 de Novembro, o governo argentino anunciou finalmente a implementação de uma nova versão do Programa de Aumento das Exportações, vulgarmente conhecido como o "dólar de soja". Espera-se que, com este incentivo, entre 6 e 8 milhões de toneladas de sementes oleaginosas sejam comercializadas entre 28 de Novembro e 31 de Dezembro de 2022, período durante o qual esta medida estará em vigor. Uma das diferenças em relação à versão anterior, que foi feita em Setembro passado, tem a ver com a paridade das taxas de câmbio, uma vez que passaria de ARS 200/USD para cerca de ARS 230/USD devido aos efeitos da inflação.
Milho
No final da semana de 25 de Novembro, os preços do milho mantiveram-se inalterados em dólares para Gran Rosario (240 USD/t), enquanto que para Bahía Blanca o preço caiu 1,9%, de 260 USD/t para 255/ USD/t. Nenhum movimento foi registado para Necochea.
O BCBA relatou um avanço de 23,8% para a sementeira da nova cultura, que é inferior aos 30% registados em 2021 e à média de 36,9% das 4 estações anteriores. Para os lotes plantados nas fases iniciais, estima-se que os rendimentos não estejam longe das médias nacionais, apesar das geadas e do défice hídrico que acompanharam a primeira fase da cultura. A plantação das plantações tardias, que representam mais de 50% do total estimado da cultura, deverá começar esta semana.
28 de Novembro de 2022 | Redacção: Departamento de Economía e Inteligencia de Mercados 333 Latinoamérica com dados de Granar, Bolsa de cereales e Ministerio de Agricultura, Ganadería y Pesca | Argentina. https://www.granar.com.ar https://www.bolsadecereales.com https://www.argentina.gob.ar/