Os membros do Fórum Consultivo da EFSA reafirmaram o seu contínuo apoio à organização e ao seu trabalho. Numa Declaração de Compromisso acordaram uma série de medidas e actividades para assegurar que a EFSA e os membros do Fórum Consultivo podem enfrentar os desafios futuros no âmbito da segurança alimentar e assim proteger os consumidores Europeus.
Desde a sua criação em 2003, o Fórum Consultivo tem sido uma plataforma chave para forjar vínculos mais fortes entre a EFSA e os Estados Membros da UE. Esta cooperação ajudou à informação sobre os programas de trabalho na avaliação de riscos da EFSA, a promover a troca de informação e de dados, a desenvolver redes de investigação e a definir um foco coerente da comunicação de riscos.
A Declaração de Compromisso foi assinada na 61ª reunião do Fórum Consultivo em Bratislava, Eslováquia, que actualmente ocupa a Presidência do Conselho da União Europeia.
A Dra. Zuzana Bírošová, representante da Eslováquia no Fórum Consultivo da EFSA, congratulou-se pela assinatura da declaração manifestando que esta ajudará a fortalecer as relações entre as instituições da EFSA e, portanto, a garantir a inocuidade dos alimentos nos Estados Membros. Ainda afirmou que a declaração promove a excelência científica e as redes de investigação, permite que os Estados Membros contribuam para a agenda de avaliação de riscos da UE e a juntar informação sobre os riscos potenciais ou emergentes para a segurança dos alimentos.
Bernhard Url, Director Executivo da EFSA, declarou: "Esta Declaração de Compromisso dos membros confirma que estamos a passar de uma simples cooperação para uma autêntica associação entre os membros da EFSA e do Fórum Consultivo. O nosso objectivo é um programa comum de avaliação de riscos da UE para promover a harmonização da avaliação do risco em segurança alimentar bem como uma comunicação constante em áreas da protecção dos consumidores.
Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2016/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu