Durante a XVI Cimeira entre a União Europeia e o Canadá, celebrada em Bruxelas na passada semana, Donald Tusk, Presidente do Conselho Europeu, Robert Fico, Primeiro Ministro da Eslováquia e Justin Trudeau, Primeiro Ministro do Canadá, assinaram dois acordos históricos: o Acordo Económico e Comercial entre a UE e o Canadá (CETA, nas suas siglas em inglês) e o Acordo de Asociação Estratégica (SPA).
Segundo o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker: "Assinámos dois acordos que não só simbolizam o nosso compromisso com um futuro partilhado mas também estabelecem um projecto comum que melhorará a vida de milhões de canadianos e europeus".
O acordo económico e comercial gerará crescimento económico e emprego em ambos lados do Atlântico e reflectirá o compromisso de ambas partes com o comércio livre, justo e progressivo, com benefício para quase 550 milhões de cidadãos europeus e canadianos. Também se aprovou um instrumento interpretativo conjunto, que explica e clarifica as disposições do CETA e chegou-se a um acordo para trabalhar conjuntamente com vista ao estabelecimento de um Tribunal multilateral independente e imparcial em matéria de investimento.
Domingo, 30 de Outubro de 2016/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid