Após a finalização com êxito das negociações do Acordo Transpacífico de Cooperação Económica (TPP, pelas suas siglas em inglês), os Estados Unidos e 11 países mais deram um passo importante no fortalecimento dos laços económicos e no aprofundamento das relações estratégicas na região de Ásia-Pacífico. Trata-se do maior acordo comercial regional da história. Com os Estados Unidos, também o subscrevem o Chile, o Perú, o México, o Japão, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, Singapura, o Vietname, a Malásia e o Brunei.
Este acordo histórico une países que representam quase 40% do PIB mundial.
O TPP elimina mais de 18.000 taxas nas exportações da América, proporcionando um acesso sem precedentes aos vitais novos mercados da región Ásia-Pacífico para trabalhadores, empresas, agricultores e produtores agro-pecuários e inclui os compromissos mais fortes em relação às normas laborais e meio-ambientais que qualquer acordo comercial na história.
"Quando mais de 95% dos nossos clientes potenciais vivem fora das nossas fronteiras, não podemos permitir que países como a China ditem as regras da economia global", disse o presidente Obama num comunicado. "As regras devem ser escritas, abrindo novos mercados para os produtos americanos ao mesmo tempo que elevamos os standartes para proteger os trabalhadores e preservar o meio ambiente”.
O acordo deve ser agora aprovado pelo Congresso americano.
Segunda-feira, 5 de Outubro de 2015
White House/ Estados Unidos. https://www.whitehouse.gov
Wall Street Jurnal/ Estados Unidos. http://www.wsj.com