Representantes de Aprosoja, Abiove, FEDIOL, FEFAC e IDH (Iniciativa de Comércio Sustentável) reuniram-se para avaliar o progresso na sua agenda comum. A reunião avaliou o estado de avanço da Soja Plus realizada pelo ITC (Centro de Comércio Internacional) em comparação com as Directrizes de FEFAC para a obtenção de soja, a expansão do plano a outros estados produtores de soja no Brasil, o desenvolvimento de uma área de contratação verificada no Estado de Mato Grosso e abordagens para proporcionar aos agricultores do Brasil uma compensação adequada pela prestação de serviços ambientais que vão para além dos requisitos legais.
Tendo em mente que as discussões sobre sustentabilidade são importantes na agenda europeia, os líderes da parceria Brasil-UE comprometeram-se a melhorar a comunicação para explicar aos agricultores brasileiros o que significa cumprir o Código Florestal e outras legislações actuais e fornecer dados mais precisos sobre o desmatamento no Brasil em comparação com os utilizados pela Comissão Europeia, dependendo da situação durante os anos 1990 a 2008. Embora os problemas persistam, a legislação ambiental é extremamente rigorosa e sua aplicação melhorou consideravelmente com a implementação do cadastro rural (CAR).
Por iniciativa de FEDIOL e FEFAC, uma delegação composta por representantes do governo e Senado brasileiros, Aprosoja e ABIOVE apresentaram a sua experiência de produção de soja sustentável ao Grupo de Associação de Amsterdão sobre Desflorestação, a membros do Parlamento Europeu e outras partes interessadas.
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018/ FEFAC/ União Europeia.
https://www.fefac.eu/