O valor das exportações britânicas de alimentos e bebidas atingiu, em 2016, um novo record ao superar os 20000 milhões de libras (23600 milhões de euros), segundo os dados do DEFRA.
Em comparação com 2015, as vendas sectoriais no exterior cresceram cerca de 10%, impulsionadas, em parte, pelas compras norte-americanas, com uma subida de 12%. A nota oficial sublinha também o protagonismo da China e destaca como exemplo a subida das exportações de porco para aquele país asiático, as quais aumentaram mais de 70% para atingir os 43 milhões de libras (50,7 milhões de euros).
Outros países que ocomunicado destaca são a Malásia, onde as vendas subiram 143%, ou a Índia. Neste último caso, o Executivo britânico assinala o aumento da procura de whisky escocês.
Dentro do ‘Velho Continente’, destaca-se a subida das exportações para a Alemanha, con um aumento de 12%. Neste sentido, a primeira potência económica europeia, juntamente com a França, os Estados Unidos, o Canadá, a China e a Índia, são alguns dos mercados que o Governo britânico identificou como prioritários dentro do seu plano de internacionalização para o sector alimentar, com o que pretende aumentar em 2900 milhões de libras (3400 milhões de euros) as vendas no exterior nos próximos cinco anos.
Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2017
DEFRA/ UK/ https://www.gov.uk
ICEX/Espanha/http://www.icex.es