Ainda que grande parte da atenção mundial se tenha centrado na China, este não foi o único mercado asiático que importou mais carne de porco durante os trâs primeiros meses de 2016. O Japão aumentou as suas importações mais de 20%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a AHDB pork, o Japão passou das 173400 t de carne de porco importada em 2014 para as 209100 t em 2016, sendo o valor mais elevado registado para o primeiro trimestre de um ano desde 1994, ainda que a China tenha continuado a ser o principal importador mundial neste período. Tal como na China, os exportadores da UE foram os principais beneficiários, com envios de até 40% ano após ano, elevando a quota de mercado da UE para 37%, acima dos 32% de Janeiro-Março de 2015. Outros grandes países exportadores foram os Estados Unidos, o Canadá e o México, ainda que o seu crescimento tenha sido, em geral, mais lento.
O aumento das importações permitiu que o efectivo pecuário local se recupere dos seus baixos níveis de finais do ano passado. Isto sugere que a procura nas importações pode moderar-se à medida que avance o ano. Um sinal disso é que as importações de Janeiro foram 36% mais altas que há um ano e no caso de Março apenas superaram 10% as de 2015. Contudo, a procura continua a ser razoável e a produção nacional recupera-se lentamente dosurto de DES de 2014.
Terça-Feira, 3 de Maio de 2016/ AHDB pork/ Reino Unido.
http://pork.ahdb.org.uk/