O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente publicou o relatório do consumo alimentar em Espanha 2015, que compila diversos estudos como o “Panel de consumo alimentario en hogares”, entre outros. Estes estudos permitem dispor de informação completa dos gastos totais em alimentação em Espanha, bem como uma fotografia dos alimentos que se comem, tanto em casa como fora, quanto se gasta e em que produtos, como e onde se compram.
De acordo com o relatório, os gastos totais em alimentação em Espanha em 2015 ascenderam a 99037 milhões de € (+1,01% que em 2014), quebrando-se a tendência em descida registada no último ano.
Os gastos totais dos lares espanhóis em alimentação ascendeu a 67043 milhões de €, o que pessupõe 67,7% dos gastos totais. Por categorias, destacam-se os produtos frescos que representam 41,3% do volume total consumido e 44,5% do orçamento total destinado à alimentação. Por tipos de produtos, destaca-se o crescimento do consumo de frutos secos (+2%), pasta (+1,5%), derivados lácteos (+1%) e frutas e hortaliças transformadas (+0,9%). Contudo, noutros alimentos como o azeite, o leite líquido, a carne, o peixe, o pão, as frutas frescas, as hortaliças frescas, as batatas, os legumes e os ovos constata-se uma descida no consumo em 2015.
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2016/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es/