Peritos em saúde animal e autoridades nacionais de vários países iniciaram uma reunião de dois dias, na Terça-feira, para tentar encontrar soluções adaptadas ao contexto asiático. A reunião tem como objectivo desenvolver recomendações sobre biossegurança e controlos de fronteira que podem ajudar a conter a disseminação de PSA e as suas consequências devastadoras.
Coletivamente conhecidos como Grupo de Peritos sobre o Quadro Global para Doenças Transfronteiriças em Animais (GF-TADs), os participantes discutiram maneiras de evitar a disseminação da PSA. As acções acordadas baseam-se nas implementadas após a primeira reunião do grupo, em Abril de 2019.
Desde os primeiros relatos da doença na China, em Agosto de 2018, a OIE e a FAO têm trabalhado intensamente para melhorar a cooperação regional e a partilha de informações que poderiam ajudar a reduzir o impacto dessa doença mortal dos suínos.
Para promover essa cooperação, em Abril de 2019, o Grupo Permanente de Peritos foi criado para ajudar a construir capacidades nacionais e regionais de combate à PSA. Este grupo permanente faz parte da iniciativa global da OIE / FAO, lançada na última Sessão Geral da OIE, para identificar os principais pilares necessários para o controle global da doença, considerando as iniciativas regionais já existentes.
Terça-feira, 30 de Julho de 2019/ OIE.
http://www.oie.int