As exportações da UE aumentaram desde o início do ano, tendo atingido 20,9 mil milhões de euros em Setembro. O valor das importações da UE foi de 15,6 mil milhões de euros, resultando novamente numa balança comercial positiva para a UE de 5,8 mil milhões de euros.
Em termos de valor, as exportações agro-alimentares da UE aumentaram 3,1% em relação a Agosto de 2022. O aumento das exportações deveu-se em grande parte a volumes mais elevados de preparados de cereais, vinho e preparados alimentares compostos enviados especialmente para o Reino Unido. Globalmente, as maiores mudanças foram observadas nas exportações para a China (+18%), Reino Unido (+7%) e EUA (+5%). Em Setembro de 2022, as exportações da UE de proteaginosas e frutos (maçãs, peras, pêssegos) para a região do Médio Oriente/Norte de África (MENA) e África Subsaariana aumentaram significativamente, enquanto que as exportações de trigo diminuíram.
Em Setembro de 2022, a UE continuou a importar principalmente do Brasil (1,9 mil milhões de euros), da Ucrânia (1,4 mil milhões de euros) e do Reino Unido (1,3 mil milhões de euros). Desde Janeiro de 2022, as importações do Brasil aumentaram 47% em comparação com o mesmo período em 2021. As importações da Ucrânia aumentaram 76% enquanto que as importações do Reino Unido aumentaram 33%. A UE importou grãos de soja, café, bagaço de soja e milho do Brasil. Os principais produtos importados da Ucrânia são milho, óleo de girassol, sementes de girassol e sementes de colza.
21 de Dezembro de 2022/ EE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu