A Indonésia confirmou a presença de Peste Suína Africana no Norte de Sumatra. A Ministra da Agricultura da Austrália, Bridget McKenzie, disse que a notícia era preocupante, especialmente porque a Indonésia é um destino muito popular entre os turistas australianos, com 188 vôos semanais entre a Indonésia e as principais cidades australianas.
O Governo australiano está a levar muito a sério a ameaça da entrada da PSA e, em meados de Dezembro, anunciou que disponibilizaria $ 66,6 milhões para reforçar a segurança nos aeroportos com mais 130 oficiais e cães detectores. A fiscalização aumentou especialmente nos vôos que regressam da Indonésia.
Em menos de um ano, as autoridades apreenderam 32 toneladas de carne de porco aos passageiros aéreos. 50% dos produtos confiscados foram positivos à Peste Suína Africana.
Se os viajantes australianos mentem sobre o conteúdo da sua bagagem e estiverem na posse de material de risco, poderão enfrentar um processo penal com multas de até $ 420000 e/ou ser sentenciados com até 10 anos de prisão.
Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019 /Minister for Agriculture/ Austrália.
https://minister.agriculture.gov.au/