Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Austrália: consumo de carne de porco poderá atingir valor recorde

Expectativas para a produção, consumo e comércio de carne de porco na Austrália até 2025.

4 Abril 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção de carne de porco da Austrália em 2025 está estimada em 490 000 toneladas métricas (CWE), um aumento de 4,0% em relação a 2024 e o quarto ano consecutivo de crescimento. Este aumento projectado deve-se principalmente à melhoria geral dos preços internos da carne de porco e aos preços mais baixos dos alimentos para animais.

Prevê-se que o consumo de carne de suíno em 2025 aumente para 660 000 toneladas métricas (CWE), mais 1,6 % do que em 2024. Caso se concretize, este valor representará um nível recorde de consumo de carne de porco na Austrália. Na última década, o crescimento do consumo de carne de porco foi impulsionado principalmente pelo crescimento da população, em vez de mudanças significativas no consumo per capita. Embora tenha havido flutuações anuais, a tendência geral tem sido uma taxa de consumo per capita relativamente estável.

Prevê-se que as importações de carne de porco da Austrália se mantenham estáveis em 2025, com 225 000 toneladas métricas (CWE). Em 2024, as pressões sobre o custo de vida abrandaram mais do que o previsto e o consumo foi superior ao esperado, sem redução do consumo per capita. Embora se preveja que o consumo de carne de porco aumente em 2025, o aumento da produção interna deverá absorver esta procura, mantendo os níveis de importação praticamente inalterados.

Nos últimos anos, os quatro principais fornecedores de carne de porco da Austrália representaram mais de 95% do total das importações. Até 2024, os Estados Unidos recuperaram a sua posição como principal fornecedor da Austrália, fornecendo cerca de metade de toda a carne de porco importada. Esta mudança seguiu-se a um declínio gradual das exportações de carne de porco da UE para a China, que conduziu a uma descida dos preços da carne de porco da UE e a um aumento do interesse australiano nestas importações em 2021 e 2022. Dado que não se preveem perturbações comerciais significativas em 2025, a dinâmica das importações de carne de porco da Austrália deverá manter-se em consonância com os padrões comerciais restabelecidos em 2024.

A Austrália é um exportador relativamente pequeno de carne de porco, com as exportações a representarem pouco mais de 10% da sua produção total, muito abaixo do volume que importa. Prevê-se que as exportações de carne de porco aumentem 14% em 2025, para 55 000 toneladas métricas (CWE). Este crescimento é impulsionado pelo aumento projectado da produção interna e pela contínua fraqueza do dólar australiano em relação ao dólar americano, melhorando a competitividade das exportações de carne de porco da Austrália.

Em 2024, seis mercados asiáticos principais representaram 89% das exportações australianas de carne de porco. Singapura continua a ser o principal destino das exportações. Cinco dos seis principais mercados de exportação da Austrália registaram um crescimento de volume nos últimos cinco anos, enquanto as exportações para a Papua Nova Guiné permaneceram estáveis.

18 de Março de 2025 / USDA / Estados Unidos da América
https://apps.fas.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados